Ano 01 | Nº 01 | Nov. 2025.
Revista Eletrônica Instituto de Filosofia – I.F Science Institute.
ISSN 1984-5804
A Revista Science Institute – ISSN 19845804 – é um periódico científico voltado para a divulgação e promoção de estudos e pesquisas nas áreas de Filosofia, Educação e temas interdisciplinares. Nossa missão é ser um espaço de diálogo acadêmico e reflexão crítica, contribuindo para o avanço do conhecimento e para a compreensão dos desafios contemporâneos sob múltiplos prismas do saber. Acreditamos que o conhecimento interdisciplinar é uma ponte essencial para conectar diferentes campos de estudo, promover debates significativos e impulsionar soluções inovadoras para questões complexas. Publicando artigos, ensaios e resenhas de pesquisadores, professores e estudantes, a Revista Science Institute busca proporcionar uma abordagem ampla e inclusiva, que valoriza tanto a teoria quanto a prática, articulando diferentes perspectivas e experiências, nosso compromisso é oferecer uma plataforma de alta qualidade científica que estimule o pensamento crítico, o desenvolvimento educacional e a integração de áreas de conhecimento, contribuindo para formar uma sociedade mais reflexiva, informada e conectada.
A humanização da máquina e a maquinização do homem.
O presente artigo discute sobre o manuseio de embriões em laboratório, dando às máquinas ações e práticas humanas, mesmo considerando que essas são manuseadas por indivíduos e apresentando a maquinização do homem frente ao processo de produção de fetos, ou seja, começando na fecundação in vitro, pretende-se alcançar um patamar onde não necessitará mais do corpo da mulher para o desenvolvimento do feto, pois além da máquina poder substituir o papel da mulher, esta pode não oferecer risco algum para o embrião. Este trabalho apóia-se na obra de David Le Breton - Adeus ao Corpo, com atenção especial para o capítulo III - A manufatura de Crianças.
Palavras - chave: Homem – máquina – identidade
Autor:
Claudinei Caetano dos Santos
Universidade Federal de Mato Grosso, Doutorando.
http://lattes.cnpq.br/5285266537428890
https://orcid.org/0000-0001-7989-2889
A posição da estética Kantiana contra o Hedonismo estético
O presente trabalho objetiva expor a posição de Kant acerca da estética, especialmente no que diz respeito ao juízo de gosto demarcando a distinção entre três prazeres manifestos no sujeito, sendo eles agradável, bom e estético. No primeiro momento, investigando a universalidade do belo de forma subjetiva, pressupondo-a no sujeito através do jogo livre que o mesmo realiza entre as faculdades de imaginação e entendimento, que por vias reflexivas, geram o prazer estético; no segundo momento relacionando arte e ciências, arte mecânica e arte estética e arte como se fosse natural ressaltando ainda o poder essencial do gênio, ou seja, do artista ao produzir suas obras.
Palavras-chave: juízo de gosto - unanimidade do belo - o gênio - arte kantiana - belas artes.
Autora:
Edy Klévia Fraga Souza
Confrapag, CONFRAPAG, Brasil, Doutora.
http://lattes.cnpq.br/3387881553643800
Nota sobre a arqueologia em Alain de Libera e Michel Foucault
Este artigo apresenta a discussão sobre o método da arqueologia filosófica de Alain De Libera no estudo da história da filosofia medieval. Ele se utiliza do método foucaultiniano da arqueologia do saber para pensar a idade média? Aqui se pretende sondar tal “suspeita” e a resposta do próprio Libera a propósito desta “acusação”.
Palavras-Chave: arqueologia, filosofia medieval, reconstrução, história.
Autor:
Marcelo Pereira de Andrade
Faculdade Dehoniana, DEHONIANA, Brasil, Pós-Doutor.
http://lattes.cnpq.br/9616076573374112
Revista Eletrônica EducaAÇÃO
Revista Eletrônica EducaAÇÃO nasce com o compromisso de se tornar um espaço de valorização, socialização e disseminação de saberes voltados à Educação de Jovens e Adultos (EJA), com foco especial no sistema prisional. A proposta é criar um canal democrático de publicação e circulação de experiências, pesquisas e reflexões desenvolvidas por professores, estudantes e pesquisadores que atuam ou já atuaram nesse campo.
Sua missão é dar visibilidade às práticas pedagógicas e às produções acadêmicas que, muitas vezes, permanecem restritas ao ambiente escolar ou a relatórios institucionais. A EducaAÇÃO surge, portanto, para pulverizar o conhecimento produzido na EJA, possibilitando que ele alcance diferentes contextos, inspire novas práticas e contribua para a consolidação de uma educação inclusiva e transformadora.
Ao reunir artigos, relatos de experiência, ensaios e produções científicas, a revista fortalece o diálogo entre teoria e prática pedagógica, promovendo uma integração que beneficia tanto a escola quanto a comunidade acadêmica. Dessa forma, a EducaAÇÃO reafirma o papel da EJA no processo de formação cidadã, sobretudo no ambiente prisional, onde a educação assume contornos de esperança, resistência e reconstrução de trajetórias de vida.
A revista é mais do que uma publicação; ela é um movimento coletivo de afirmação do direito à educação e de reconhecimento do trabalho dos profissionais que atuam na EJA prisional. Seu compromisso é criar uma rede de trocas e partilhas, estimulando a valorização da prática educativa e a ampliação das discussões sobre políticas públicas e metodologias inovadoras.
Com isso, a EducaAÇÃO consolida-se como um espaço que promove a circulação de saberes, a integração entre pesquisadores e educadores, e a construção de alternativas pedagógicas capazes de enfrentar os desafios da educação em contextos de privação de liberdade.